Geradores para Orkut

sexta-feira, 14 de maio de 2010

II Unidade - internet, hipertexto e hipermídia

"A história da criação e do desenvolvimetno da internet é a história de uma aventura humana extraordinária. Ela põe em relevo a capacidade que as pessoas têm de transceder metas institucionais, superar barreiras burocráticas e subverter valores estabelecidos no processo de inaugurar um mundo novo. Reforçar também a idéia de que a cooperação e a liberdade de informação podem ser mais propícias à inovação do que a competição e o deireito de propriedade."

Manuel Castells

O QUE É HIPERTEXTO?



Como criar um blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

2º Encontro Presencial

O segundo encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC foi realizado dia 11 de maio, na sala de reunião da DRE. Iniciamos com uma oração realizada pelo cursista Miguel Fábio do Colégio João XXIII, que dirigiu muito bem este momento.
Socializamos as atividades, iniciando com a montagem de um painel: Quem sou como professor e aprendiz? Cada cursista com um trecho do texto produzido comentou sobre o tema e colocou no painel, encerramos este momento acompanhando o vídeo da música Eterno Aprendiz de Gonzaguinha.



A atividade 2 sobre a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Doubor foi discutida em debate com turma que fizeram suas considerações apresentando suas preocupações a respeito da problemática levantada pelo professor na entrevista.
Os slides referentes a atividade 3 apresentando os recursos tecnológicos da escola, foi exposto por um representante de cada escola a fim de explanar para o grupo a realidade das mesmas, após as discussões fizemos um intervalo.
Iniciamos o segundo momento apresentando o vídeo sobre como administrar o seu tempo de Mário Persona fazendo a reflexão sobre as prioridades de nosso dia a dia e que temos que administrar melhor nosso tempo e nos organizar a fim de realizar nosso planejamento.

Foi apresentado o mapa de notas parciais da Unidade I onde foram feitas as considerações sobre quem ainda está devendo atividade. Apresentamos o cronograma das atividades referente a Unidade II e a planilha de avaliação colocando como é feita a análise das atividades.
Foi relembrado a utilização do ambiente e suas ferramentas AGENDA, INTERAÇÃO, BIBLIOTECA, só não foi possível navegar no ambiente devido a problemas de conexão com a internet.
Para encerrar a cursista Simone Alencar fez um momento de integração do grupo com um dinâmica interessante que reflete sobre a importância do trabalho em equipe.
Felicitamos o grupo pela participação no encontro pois o envolvimento de todos superou as expectativas. Agradecemos a participação do Miguel Fábio - Colégio João XXIII e da Simone Alencar – DRE pela maravilhosa colaboração no encontro e também a equipe da DRE pela organização do lanche em especial as cursistas responsáveis: Elisete e Francisleide.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

OFICINAS

Para apoio aos cursistas nesta Unidade I realizamos duas oficinas: Portais Educacionais, dias 19 e 20/04, a qual foi apresentado o Portal do Professor e cada cursista pode fazer seu cadastro, navegação em sites educacionais; a outra foi para Criação de Blogs, 27 e 29/04, cada cursista criou um blog para utilizar como portifólio do curso, os blogs criados já estão como links neste blog.